quinta-feira, 16 de abril de 2009

A bicicletada e o projeto segregador de Brasília.




A Bicicletada, para além de uma coincidência organizada que reúne pessoas empolgadas e entusiastas da cultura da bicicleta urbana, é também um espaço para refletirmos pedalando os espaços públicos e a organização social das nossas cidades.

Brasília possui um desenho que se esforça em segregar as pessoas, isolar. Os espaços públicos são reduzidos a praças vazias que exaltam o poder. Diversão é shopping center. A cultura de hipervalorização histérica por automóveis também valoriza essa desumanização. A falta de ônibus, de calçadas, de acesso é a receita para faltar pessoas. E o governo Arruda acompanha esse movimento. A carta dele vem abaixo.

Cada vez que as pessoas de Brasília conseguem de alguma maneira romper essa estrutura opressora e criar de espaços para comunhão e o encontro público, como é o caso de todas as últimas sextas do mês na Bicicletada, um mero passeio se transforma em um momento mais que especial.

Nos vemos para mais um desses, sexta que vem.
Até lá.

---
Brasília, terça-feira, 03 de março de 2009

Plano Piloto

Considerei interessante a matéria deste domingo que mostra os desvios do Plano Piloto que ameaçam a qualidade de vida da população. Mas lamento não ter sido lembrado que: 1. Em dois anos, meu governo tirou as 6 mil vans piratas de circulação. 2. Fechou as pousadas da W3, onde havia desde motéis até pensões, todas sem alvará de funcionamento. 3. Retirou os camelôs do Grancircular, da Rodoviária, do Conjunto Nacional, do Conic, do Setor Comercial e construiu o Shopping Popular. 4. Proibiu os bares e casas noturnas com música ao vivo de ficarem abertos após as 2 horas, em acordo que contou com a participação dos moradores. 5. Retirou os outdoors da área tombada. 6. Construiu a estação do Metrô da 108 Sul e estão em construção as estações da 102 e da 112. 7. Retirou os moradores de rua do Plano Piloto, levando-os para os albergues. Retira, todos os dias, as crianças de rua, a maioria vinda do Entorno. 8. Investiu mais de R$ 100 milhões na melhoria da iluminação pública do Plano Piloto. 9. Fez as ciclovias do Lago Sul e do Lago Norte. 10. Não permitiu nenhuma nova invasão de área pública, ou grilagem de terra, ou condomínio irregular no DF. Posto isso, penso: e se todas essas medidas não tivessem sido tomadas? Ao lado das irregularidades acumuladas em décadas, seria interessante mostrar também o esforço do GDF na correção dos desvios, feita sob a coordenação da Secretaria de Ordem Social e Fiscalização, que vai continuar atuando.

· José Roberto Arruda, governador do DF

Um comentário:

  1. "9. Fez as ciclovias do Lago Sul e do Lago Norte."

    hauhahaha

    faz-me-rir!!!

    E vamos à Bicicletada!

    ResponderExcluir