segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Por Renato Zerbinato


Aconteceu no dia 25/11/09, conforme ampla divulgação, o Ato de Fundação da CICLOCIDADE – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

A Associação surge depois de muito tempo de extensas conversas e com o intuito de se tornar a porta voz dos ciclistas de São Paulo, tornando mais fácil a comunicação com o poder público, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia.


O Ato de fundação contou com a participação de aproximadamente 90 ciclistas, incluindo importantes nomes como Arturo Alcorta e Renata Falzoni além de representantes da ANTP e da Prefeitura Municipal de São Paulo.


Presidindo a Assembléia, estava André Cymbalista que apresentou a CICLOCIDADE e fez a leitura do Estatuto, Cymbalista frisou a importância da contribuição dos associados e também a atuação no trabalho voluntário nas ações da associação.


Em seguida, Thiago Benicchio, Jeane Callegari e Leandro Valverde traçaram um rápido histórico de todo o processo de criação, ressaltando a todo o momento a importância da participação das pessoas em todo o projeto e principalmente agora que foi oficialmente ativado.

A CICLOCIDADE deve ser construída coletivamente, com constante troca de saberes, experiências e práticas para melhor defender o ciclista urbano. Sabemos que o desafio é grande principalmente numa cidade como São Paulo, onde são feitos aproximadamente 300 mil deslocamentos de bicicleta por dia, por isso mesmo será necessária a participação intensa dos associados, na construção de mecanismos e a criação de dinâmicas de inclusão, participação, educação e ação direta.

A associação já nasce com um formato especial, onde não há presidente e as decisões são tomadas através de um colegiado. A diretoria e o conselho fiscal, eleitos durante a Assembléia do Ato de Fundação já entra em vigor e tem um mandato de 24 meses. O formato de colegiado faz com que as decisões sejam tomadas de forma mais ágil e descentraliza as ações, dando oportunidade para que todos trabalhem com mais agilidade e autonomia.

Representando a Subprefeitura de Pinheiros, a ex-jogadora de Vôlei, Ida Álvares elogiou a iniciativa e disse que através da associação, os ciclistas podem ajudar o governo municipal a sanar problemas enfrentados dariamente e construir juntos políticas públicas voltadas para o uso da bicicleta como meio de transporte.

Em clima de festa e descontração, os cicloativistas debateram e fizeram os últimos ajustes no estatuto, numa Assembléia que se estendeu até tarde da noite.
Com o estatuto revisado, passamos para a eleição (ou deveria dizer aclamação) da diretoria da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo e ficou decidido por unanimidade os seguintes nomes:
Diretor Geral: Thiago Benicchio
Diretor Administrativo: Leandro Valverdes
Diretor Financeiro: Matias Mikcenhagen
Conselho Fiscal: André Leme; Jeane Callegari; Aline Cavalcante.
Suplentes: André Cymbalista; Diego Ferrari; Juliano Pappalardo

Agradeço ao Thiago Benicchio por ter me convidado para este importante momento e a todas as pessoas que tive a oportunidade de conhecer e me receberam muitíssimo bem. Não vou citar nomes para não ser injusto.
A CICLOCIDADE, por sua natureza é um avanço gigantesco na luta diária que travamos no trânsito a cada dia, buscando respeito e ocupando nosso devido lugar. São iniciativas desta natureza que motiva e norteia as ações deste sentido que estão acontecendo por todo o Brasil.
Sinto-me honrado e orgulhoso por fazer parte dessa transformação e por ser mais um dos sócios fundadores desta já grandiosa Associação.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário