segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Copenhagen vai disponibilizar bicicletas gratuitas para as delegações

http://oglobo.globo.com/blogs/dinamarca/posts/2009/12/01/copenhagen-vai-disponibilizar-bicicletas-gratuitas-para-as-delegacoes-246038.asp

Além de sediar a Conferência Climática na próxima semana, Copenhagen achou uma outra maneira de fazer com que as delegações mundiais que virão ao país contribuam com o meio ambiente: pedalando. Dessa forma, os participantes do evento poderão deixar os carros em casa e evitar o envio de gás carbônico à atmosfera utilizando um meio de transporte gratuito e amigável ao meio ambiente.

A idéia é uma iniciativa do Ministério de Relações Exteriores dinamarquês juntamente com as empresas Eletric Bike e Astrup Cykle, que juntos irão oferecer gratuitamente 40 bicicletas elétricas para os líderes mundiais. Mais 160 bicicletas comuns serão disponibilizadas às delegações pela empresa Baisikeli. As magrelas ficarão situadas em locais estratégicos para facilitar a chegada dos participantes do evento ao Bella Center, local onde acontecerá a conferência.

"As bicicletas são um elemento importante para a solução dos transportes na conferência e podem inspirar outros países a se tornar como Copenhagen e incluir o ciclismo em seus planejamentos urbanos como uma alternativa de transporte favorável ao ambiente ", explica Niels Gellert, responsável pelo projeto do Ministério de Relações Exteriores, que está sendo patrocinado por empresas públicas e privadas da Dinamarca e da Suécia.

Em tempo: uma bicicleta elétrica consome em torno de dois centavos em energia elétrica por quilômetro, enquanto um carro comum consome pouco mais de um real ao percorrer a mesma distância.

Bicicletas gratuitas para turistas

A idéia do Ministério de Relações Exteriores dinamarquês provavelmente foi baseada nas "City Bike", outro projeto de Copenhagen que, sem dúvida, é um sucesso entre os turistas. São 110 bicicletas gratuitas espalhadas pelo centro da capital da Dinamarca. Para utilizar as magrelas (foto ao lado), basta inserir uma moeda de vinte coroas e pedalar à vontade. A moeda poderá ser retirada quando a bicicleta for devolvida.

Ainda seguindo o estilo de vida dinamarquês, turistas podem alugar bicicletas em diversas lojas especializadas por um valor que varia de 60 a 130 coroas (em torno de 20 e 50 reais) por seis horas. Para os que não são muito fãs de exercícios, vale a pena passear pela cidade em uma das muitas bicicletas-táxi, que têm capacidade para dois passageiros cada. O preço varia de acordo com o trajeto.


___
Será que os líderes mundiais vão dar o exemplo e dispensar os carros para pedalar pela cidade?
Eu espero que sim. E também espero que os seguranças estejam preparados para acompanhá-los, afinal para eles não haverá bicicleta elétrica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário