segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A ecobicicleta


A corrida ciclística mais longa da Índia, a BSA Tour of Nilgiris, revelou hoje (16/12) uma iniciativa inovadora de um carpinteiro local. Vijay Sharma, de 32 anos, projetou – e construiu – uma bicicleta feita de bambu. O indiano usou a estrutura de uma bicicleta convencional, mas substituiu 3,5 quilos de tubos de aço pelo vegetal.

Sharma é membro de um centro que trabalha com o planejamento ambiental e tecnológico em Bangalore, no sul do país. Com o objetivo de encorajar a população a adotar alternativas de transporte menos poluentes, o indiano e sua bicicleta ecológica foram à frente do grupo de 70 ciclistas que participou do BSA Tour of Nilgiris, uma competição que percorre cerca de 900 quilômetros, em oito dias. Tudo com o aval dos organizadores do evento.

”Essa bicicleta é reflexo de meu interesse pessoal por ciclismo, e de meu desejo em usar meios de transporte mais limpos”, afirma o carpinteiro. “Nós encorajamos e reconhecemos uma iniciativa como essa, que pode nos ajudar a criar opções de bicicletas mais adequadas às condições de trânsito da Índia”, analisa Rajesh Mani, representante da TI Cycles, empresa local líder na produção desse tipo de veículo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário