quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Australianos vão ao trabalho em comboio de bicicletas

quando faremos isso aqui em Brasília?

http://blog.eco4planet.com/2009/06/australianos-vao-ao-trabalho-em-comboio-de-bicicletas/

Australianos vão ao trabalho em comboio de bicicletas


Um grupo de ciclistas australianos criou uma forma inusitada e
ecológica de ir ao trabalho: um comboio de bicicletas.

O comboio recebeu o nome de bike bus (ou “ônibus de bicicletas”), pelo
fato de o grupo adotar uma logística parecida ao do sistema de ônibus.

Os comboio seguem rotas fixas com paradas para “pegar passageiros” nos
mesmo horários e locais diariamente na cidade de Sydney.

Os ciclistas consideram que pedalar juntos em um “bicicletaço” torna o
percurso mais seguro, sobretudo em avenidas movimentadas no horário de
pico.

O Departamento de Meio-Ambiente do país, que apoia e promove os bike
buses, diz que cada motorista que deixa o carro em casa e pedala 10 km
por dia para ir para o trabalho deixa de emitir mais de uma tonelada
de carbono na atmosfera por ano.

A concentração dos gases que causam o efeito estufa na atmosfera é a
principal causa apontada por cientistas do aquecimento global. A
Austrália é o país com maior emissão per capita desses gases no mundo.

Boas razões
A fundadora do sistema, Fiona Campbell, disse à BBC Brasil que existem
cerca de dez rotas de bike buses em Sydney no momento, cada uma
composta por cerca de seis a 14 participantes ativos.

“E o número está sempre crescendo”, disse ela, que iniciou a ideia
apenas com uma amiga em 2001.

Por enquanto, os bike buses operam apenas no estado de Nova Gales do Sul.

Fiona fornece uma aula rápida aos novatos, ensinando como pedalar com
segurança no meio do tráfego. Todos usam coletes fluorescentes e
capacetes. “Nossa mais recente ciclista tem mais de 50 anos.”

As rotas do bike bus são divididas em três velocidades para adaptar
ciclistas com diferentes níveis. A expressa, de 25km/h, a
intermediária, de 20km/h, e a social, de 15km/h.

Andrew Frazer, que aderiu ao grupo há alguns meses, disse que cada um
pedala por uma razão diferente.

“Além de não emitir gases ao meio ambiente, de ser gratuito e de
sempre termos um assento garantido”, brincou, “é bom para a forma
física, vida social, e é divertido e seguro”.

Ele garante que “até hoje nunca houve acidentes” e afirma que, em
muitas ocasiões, é mais rápido chegar ao destino final pedalando que
dirigindo um carro em uma congestionada avenida urbana.

4 comentários:

  1. Já li sobre isso em alguma cidade da Europa... Por aqui, o primeiro passo é alguém se dispor a ir ao trabalho de bicicleta... engraçado que o povo ADORA ir à Bodytech, mas ir trabalhar de bicicleta, AI, QUE HORROR!

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  2. po.. acho que esses bike bus sao um incentivo e tanto para ir para o trabalho de bicicleta...

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  3. Moro em Águas Claras e preciso chegar no trabalho no SIA às 8h. O principal entrave para ir sempre de bicicleta é que não sinto segurança em me arriscar no meio dos carros e dos ladrões. Se tivesse um comboio desses seria meu principal meio de transporte. Então, para começar alguém aí topa formar um bonde do pedal?!

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  4. A ideia é mesmo excelente. Com certeza, trata-se de mais uma bela forma de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia. E não é só a questão de transporte, mas de integração de pessoas, saúde e convivência. Uma situação bem diferente do enclausuramento e isolamento proporcionados pelo carro.
    Mário, infelizmente não vou seguir no bonde proposto. Minhas pedaladas diárias ficam mais restritas à Asa Norte.
    De qualquer forma, espero que dê certo logo a formação do primeiro bonde bicicleteiro do DF.

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