sexta-feira, 29 de maio de 2009

É Hoje!

Hoje tem Bicicletada!

Hoje será dia especial pra quem anda de bicicleta em Brasília. Pra quem sente, como o vento na cara, todas as dificuldades e a desgraça que é viver numa cidade organizada para as máquinas automotivas. Uma cidade fria, cidade-cemitério. As pessoas que pensam mandar nessa cidade, se esforçam pra transformar brasília numa cidade asceta. "Rua não é lugar pra conversar". Casa-trabalho, trabalho-casa, dentro de uma caixa hermeticamente fechada para evitar o máximo de contato com o mundo. Mas ainda há quem ouse resistir.

Hoje é uma sexta-feira, a última do mês. E nas últimas sextas, pessoas das mais diferentes se encontram pra pedalar, festejar na rua, reivindicar o espaço, questionar as organizações das cidades, pensar outras formas de se locomover, trocar sorrisos, ideias e retomar um pouco suas vidas. É o que chamamos de Bicicletada, ou Massa Crítica. Hoje, nesse sentido, não vai ser diferente. Mas será um pouco mais especial. Nesse dia o cimento duro do museu nacional, se transforma oficialmente (mas não burocraticamente) nas Praça das Bicicletas.

As praças em Brasília são lugares vazios que boa parte das vezes se prestam a homenagear a opulência do poder. Nos apropriemos disso e transformermos a Praça das Bicicletas num lugar de encontros. Quem aí não está cansadx de diversão privada? De cercas, de muros, de faltas de calçadas. Que saco, as ruas tem que ser de todo mundo.

Então apareça por lá. Como puder. Bicicleta, patinete, skate, patins, a pé. Leve música, tinta, apito, gritos. Faça barulho, faça arte. Além de instalar a Placa da Praça, a Bicicletada também vai prestar uma homenagem aos ciclistas assassinados pelo trânsito em Brasília, e fazer uma festa na rua. De graça, sem dono e sem chefe. Depois da festa, a gente sai todo mundo que tiver lá para uma volta pelas ruas. Nos vemos lá?

Só pra resumir:
Bicicletada!
Hoje, dia 29/05, sexta feira.
18h festa na rua, 20h rolê pelas ruas.
Praça das Bicicletas.
Cimento do Museu Nacional

Um comentário: