domingo, 17 de maio de 2009

BRASÍLIA ADERE AO PEDAL DO SILÊNCIO

Depois de RJ, SP, BH e ES, o DF também sai as ruas para homenagear seus ciclistas!


Todos os anos, cerca de 1500 ciclistas morrem nas ruas e rodovias brasileiras. São mais de 3 ciclistas por dia, vítimas de um trânsito hostil, violento, dominado pelos veículos automotivos, mesmo sendo a bicicleta o meio de transporte mais sustentável já inventado, portanto merecedor de respeito e consideração.
O movimento, que teve sua primeira edição na cidade americana de Dallas em 16/05/2003, em homenagem ao ciclista de endurance Larry Schwartz, morto em um acidente com um ônibus meses antes, prevê um passeio silencioso por alguns quilômetros na cidade, com os ciclistas trajando uma camiseta branca e uma faixa preta em algum dos braços. A história e o propósito do evento estão em: http://www.rideofsilence.org/
Essa será a 7ª edição do evento que acontece simultaneamente em diversas cidades do planeta. No Brasil, depois dos ciclistas de São Paulo e Belo Horizonte aderirem à causa, é a vez do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília e pela primeira vez realizaremos esse evento pacífico.

Acontecerá na próxima quarta-feira, o Pedal do Silêncio, um passeio ciclístico em homenagem a todas as pessoas mortas em acidentes de trânsito enquanto andavam de bicicleta.Realizado pela primeira vez na cidade de Dallas em 16 de maio de 2003, em homenagem ao ciclista Larry Schwartz, morto em um acidente com um ônibus, o evento, que chega à sua sétima edição, acontece, simultaneamente, em diversas cidades do mundo. Pedalando em velocidades de no máximo 20 km/h, os ciclistas usarão camisetas brancas com uma faixa preta amarrada em um dos braços, sem esquecer o capacete.

BRASÍLIA
Horário: 19:30 (Concentração a partir das 19:00)
Local: Praça das Bicicletas - No cimentão do Museu Nacional - ao lado da Catedral.
Mais info:

http://www.rideofsilence.org/
---
http://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=2897&stCanal=Mundo%20Duas%20Rodas
---
http://adenosina.wordpress.com/2009/05/12/videos-%e2%80%93-pedal-do-silenciorj-2009/
---

5 comentários:

  1. Às 10h, largada para o Passeio Ciclístico da Escola Peripatética de Educação Patrimonial, na 'Praça do Cruzeiro' localizada próxima a torre de TV. Informações: 3325-6218.

    ResponderExcluir
  2. Opss... esqueci de postar o dia do passeio da Escola Peripatética. Será dia 24/05. Vamos aparecer por lá, p dar força a este projeto q nos diz mto respeito.

    ResponderExcluir
  3. Ei parabéns pelo pedal! Pergunta: o cine-pedal então foi cancelado?

    ResponderExcluir
  4. ATENÇÃO GALERA!!!!


    O CINE PEDAL NÃO FOI CANCELADO!!!!

    O PEDAL DO SILÊNCIO VAI ROLAR AS 19:00

    O CINE PEDAL VAI ROLAR AS 22:00

    tem tempo de sobra pra ir no pedal do silencio, fazer uma social e depois pegar um cineminha pedaleiro com os amigos sem problema algum!!!!


    Abraços!!!

    ZERBINATO

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Gostei muito do blog e das iniciativas! Sao essas acoes que faz um mundo melhor! Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir