segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bicicletada de Inverno! 31/07



Mais um mês se passou e muita coisa aconteceu.
A Massa Crítica de Brasília segue firme e forte e na próxima sexta faremos a BICICLETADA DE INVERNO.
Nada melhor que o calor gerado pela propulsão humana para aquecer o frio e a solidão dos interiores dos automóveis em meio ao congestionamento da capital federal.
É a Massa Crítica de Brasília celebrando mais uma vez, reinaugurando a nossa Praça das Bicicletas, saindo nas ruas, reivindicando, ocupando e legitimando o espaço público.
Venha participar e traga muita energia positiva e vontade de mudar o mundo!
Traga também bandeiras, faixas, tintas, balões, apitos, rojões e vamos juntos participar desta festa.



BICICLETADA DE INVERNO
31/07/2009 - Sexta-Feira
18:00 h. na Praça das Bicicletas
(Esplanada dos Ministérios no Museu Nacional)

3 comentários:

  1. Outro dia passei lá, e a placa tinha sumido, provavelmente levada pelo vento... uma pena!

    ResponderExcluir
  2. O horário ficou ruim. Em plena sexta-feira, dia que mais tem carros nas ruas (junto com segunda-feira), o passeio fica marcado para o horário de maior fluxo no trânsito.
    Prejudica aqueles que querem participar mas não estão no centro da cidade.

    Luciano Bessa
    lucianoscartezini@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Luciano,

    as Massas Críticas (Bicicletadas) são realizadas no mundo inteiro quase sempre nas últimas sextas-feiras do mês, na hora do rush. A Massa Crítica surge de uma 'coincidência organizada' a partir d@s que a utilizam como transporte para trabalhar. A ideia básica é que pedaleir@s retornando do trabalho/da escola se reunam em algum ponto para seguir seu caminho de forma mais segura e rica.

    Outro ponto é que isso permite inserir um bom número de bicicletas no trânsito com o maior contraste possível, em termos de espaço ocupado, liberdade de fluxo, capacidade de celebração e integração ao longo da cidade, transformando o próprio sentido das ruas, que de lugar de passagem devem voltar a ser espaço de convívio.

    A Bicicletada é usualmente algo como um vírus, que modifica o DNA da cidade.

    Por fim qualquer horário restringe o acesso de algumas pessoas. Mas isso não deve ser problema. Esteja à vontade pra participar das outras atividades da Bicicletada, para entrar na lista de discussão e pedalar quando for possível. É preciso dizer ainda que os vírus se reproduzem uma vez inseridos no meio. Se é difícil chegar aonde está acontecendo, busque alguns grupos e indivíduos na sua cidade e crie uma nova. Na região metropolitana de São Paulo me parece que já há algumas, que confluem pra av. Paulista e que não. No Guará alguns coletivos estão, parece, preparando a primeira pra esse mês.

    abs

    ResponderExcluir