TRÂNSITO CAÓTICO Adriana Bernardes |
O inchaço no trânsito toma o tempo e altera a rotina da população, ainda mais às segundas e sextas-feiras, quando o fluxo de veículos aumenta em cerca de 40%. Há cinco anos, o funcionário público Pedro Pinheiro Filho, 54 anos, saía de casa, em Sobradinho, às 7h e às 8h já estava no trabalho, na Câmara dos Deputados. Hoje, ele demora quase uma hora a mais para chegar ao mesmo destino. “Levanto às 5h todo dia. Às 6h30, tenho de pegar a estrada, caso contrário, entro no horário de pico e chego muito atrasado, quase às 9h”, conta. As idas ao Setor Bancário Sul são frequentes e os problemas também: “Não tem vaga de estacionamento. Ou paro na calçada ou carrego o carro na cabeça”.
Mantido o quadro atual, a situação tende a piorar. Atualmente, a capital federal ocupa a quinta posição no ranking, com 1.086.015 veículos (número atualizado em maio). O Correio fez uma projeção do crescimento da frota das cinco capitais até 2020. Com base no percentual de aumento registrado no último ano, e mantidas as condições atuais, em 11 anos Brasília terá 2.584.248 veículos em circulação. Será a terceira capital em número de carros, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Projetos
O secretário de Transportes, Alberto Fraga, reconhece o problema e garante que o aumento da frota é uma grande preocupação para o governo. “O futuro do trânsito de Brasília é tenebroso, mas o governo está atento à necessidade de intervenções para evitar esse caos. Com o Brasília Integrada, vamos retirar pelo menos 30% da frota de carros das ruas.”
A aposta do governo para deter o caos no trânsito é melhorar o sistema de transporte público, com a criação de faixas exclusivas para ônibus, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a ampliação das linhas de metrô e a construção de novos terminais rodoviários.
Fraga chegou recentemente de uma visita à Europa com o governador José Roberto Arruda — na França, a comitiva do GDF conheceu sistemas de transportes como o VLT. O secretário considera os veículos leves sobre trilhos uma excelente saída para os problemas do trânsito. “No Eixo Monumental e na Esplanada dos Ministérios, por exemplo, o VLT poderia substituir uma enorme quantidade de veículos. A frota está crescendo com muita rapidez e o governo tem que reagir a isso”, finaliza.
Bom que as reações do governo estão sendo no sentido de melhorar o transporte público ao invés de aumentar as vias e construir viadutos. Que eles consigam o que pretendem.
ResponderExcluireu não estou tão confiante nessas boas intenções não.
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