quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Metrô de graça no dia mundial sem carro

Metrô circula de graça amanhã
Para comemora o Dia Mundial Sem Carro, o metrô vai circular de graça durante todo o dia. Passageiros reclamam do transporte público no DF e enfrentam paradas cheias a qualquer hora.

O metrô vai funcionar em horário normal nesta quarta-feira (22), entre 6h e 23h30, e vai circular gratuitamente o dia todo. Diariamente, cerca de 160 mil pessoas utilizam o metrô, mas a direção não calculou quanto deve crescer o número de passageiros nesta quarta com a gratuidade.

Um grupo de ciclistas vai se reunir às 7h na EPTG, na altura da passarela do Guará. Eles vão em comboio até a “Praça das Bicicletas", que fica ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Eles vão seguir pela EPTG, EPIG, depois pelo Eixo Monumental.

A manifestação é organizada pela ONG Rodas da Paz, Sociedade das Bicicletas, União Planetária, Associação dos Usuários de Transporte Público (Autran), Bicicleta Livre - UnB, Ciclismo de Longa Distância, Pedal Noturno - DF, Rebas do Cerrado e S.O.S Clima Terra.

A ideia é mostrar a viabilidade da bicicleta como meio de transporte e buscar a estimular a criação de uma ampla rede de ciclovias e de transporte integrado para o DF. Os ciclistas vão ser acompanhados por batedores da Polícia Militar para evitar acidentes, mas essa disputa pelo espaço em pistas tão movimentadas pode complicar o transito.

Passageiros reclamam da falta de ônibus no DF

Às 15h desta terça-feira 921), as paradas de ônibus no centro de Ceilândia já estão cheias. Marcos Antônio, que mora na região norte da cidade, aguardava há uma hora o ônibus para Águas Claras. Angustiado, avisou ao patrão que estava atrasado. “Ás vezes chego fora do horário e me mandam voltar para casa”, queixou-se.

As duas paradas não são suficientes para o número de passageiros. A solução encontrada por eles é esperar no sol. “Às vezes tem ônibus, mas ele não passa no horário certo. Os passageiros é que sofrem com isso”, relatou a doméstica Maria Abadia Santos.

A espera pelo transporte público fica ainda mais difícil quando o ônibus passa lotado. O motorista precisa pedir licença para usar o retrovisor. Os passageiros reclamam das condições do transporte. Um microônibus quebrou na principal avenida de Ceilândia e alguns passageiros acabaram perdendo a paciência. “A solução é ir a pé ou pegar um transporte pirata”, afirmou uma passageira.

Na Praça do Relógio, no centro de Taguatinga, a situação é a mesma: os passageiros se multiplicam nas paradas.

De acordo com o DFtrans, no meio da tarde, o número de ônibus é menor porque o número de passageiros também é reduzido. Sobre o tempo de espera, o DFtrans afirmou que Ceilândia é uma das cidades com mais linhas e que as condições da frota são fiscalizadas com frequência.

Flávia Marsola / Salvatore Casella
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1620083-10040,00-METRO+CIRCULA+DE+GRACA+AMANHA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário