terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro!!!

Amanhã, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro.

Um dia bacana para repensarmos o trânsito e a organização social das nossas cidades. A mobilização nesse dia pode ser um exercício interessante de reflexão sobre a dependência e o uso muitas vezes irracional dos automóveis em nossa sociedade. A idéia principal é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro, ou mesmo, se possível, em substituir o automóvel por outro meio de transporte.

Entre acontecimentos mais e menos institucionais durante a semana, a Bicicletada Brasília orgulhosamente apresenta dois eventos de Ação Direta Bicicleteira:



- Pedalaço na EPTG.
Vamos descer a EPTG rumo à Esplanada para mostrar a viabilidade da bicicleta como meio de transporte, a intenção é fazer um protesto silencioso para cobrar a construção da ciclovia. A via terá ainda mais espaço para os carros, graças à mega-ampliação, e será entregue sem a ciclovia prometida.O Pedalaço vai ser no dia 22 de setembro, às 7 horas da manhã. O ponto de encontro é na passarela do Guará. Mais informações em: http://www.pedalacodf.blogspot.com/



- Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro. Vamos tomar as ruas com alegria bicicleteira com mais uma festa da Massa Crítica. Pessoas das mais diferentes que se encontram pra pedalar, festejar na rua, reivindicar o espaço, questionar as organizações das cidades, pensar outras formas de se locomover, trocar sorrisos, ideias e retomar um pouco suas vidas. É o que chamamos de Bicicletada, ou Massa Crítica. A Bicicletada vai ser na sexta-feira, 24, 18h. O ponto de Encontro é na Praça das Bicicletas, também conhecido como cimentão do Museu Nacional.

O que é a Bicicletada?
A Bicicletada é um movimento que existe no Brasil desde 2002, inspirado pelos encontros de Massa Crítica que acontecem em mais de 200 cidades ao redor do planeta. Geralmente na última sexta-feira de cada mês, usuários de veículos não-motorizados se encontram para celebrar o transporte inteligente, reivindicar seu espaço nas ruas e o direito de andar com tranquilidade pelas cidades.

A Bicicletada nada mais é do que um espaço de visibilidade, encontro e festa; uma iniciativa horizontal, sem líderes e aberta a todos os
cidadãos. A cada mês, no meio das buzinas e da fumaça, esta celebração permite para troca de idéias, a articulação de projetos e a ação direta em busca de uma cidade melhor, onde todos tenham direito de ir e vir com tranqüilidade.

Saiba mais sobre o dia Mundial sem carro:
O Dia Mundial sem Carro (em inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa para 2010 é que a data seja comemorada em mais de 100 cidades brasileiras, tais como Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Natal, Salvador e Belém.

As prefeituras das cidades normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.

Confira a agenda da semana da mobilidade:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/20/cidades,i=213819/DIA+MUNDIAL+SEM+CARRO+SERA+COMEMORADO+DURANTE+UMA+SEMANA+NO+DF.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário