quarta-feira, 24 de março de 2010

Aliança das Capitais e a mobilidade no DF

No evento internacional Aliança das Capitais, realizado em Brasília de 22 a 25 de março, o foco das discussões é a mobilidade urbana.
Ao lado de autoridades internacionais no assunto, lá estava nosso representante do Distrito Federal, senhor Alberto Fraga, deputado federal e ex-Secretário de Transportes, falando sobre os avanços no setor de transportes.

Fraga fala sobre o sistema de transporte local

Entre as melhorias feitas pelo Governo do Distrito Federal, Fraga destacou: renovação de frota de ônibus; retirada das vans; implantação do VLT (que vai devastar o canteiro central da W3, sem retirar espaço dos carros); pintura padronizada dos táxis; criação de 61 km de ciclovias, incluídos os “acostamentos cicláveis” (a promessa do maior programa cicloviário da América Latina eram 600 km de ciclovias até 2010).
O braço direito do ex-governador Arruda, preso há mais de trinta dias, falou muito e, depois, não ficou para o debate. Uma atitude tipicamente autoritária, que reflete o comportamento dos críticos da democracia, que não consideram importante a opinião do povo. Uma conduta similar foi observada no final do ano passado (http://www.youtube.com/watch?v=qSyxh21HNqI).
Vale destacar a intervenção feita por membros da Bicicletada. Com faixas, houve reivindicação do bicicletário no local do evento. Apesar da inauguração recente do Museu Nacional e do tema do evento, não há vagas para bicicletas.

Fiquem atentos, gringos: where’s the bike parking?

Confira, no YouTube, parte da apresentação do representante do Distrito Federal:
http://www.youtube.com/watch?v=FGTp-CRCc8c
O contraste entre medidas significativas – investimento em metrô, restrição aos carros e criação de espaços seguros aos ciclistas – de outras capitais, como Otawa e Washington, e os avanços no DF (pintura de táxi e criação de abrigos de ônibus) chamou atenção do público.

2 comentários:

  1. Realmente dá orgulho ser da cidade que elegeu o governo que o Fraga representa. Avanços admiráveis o DF conseguiu com essa gestão: Um projeto piloto de integração fragmentada; implantação de milhares de placas em prol da fluidez; e arrecadação milionária de multas. O resto é irrelevante perante tais $uce$$o$!

    ResponderExcluir
  2. Evento totalmente ofuscado pelo evento que acontece paralelamente no rio...

    ResponderExcluir