terça-feira, 16 de março de 2010

Pelados em Brasília!

Por Renato Zerbinato

É com intensa satisfação que informamos o sucesso da 2º Pedalada Pelada de Brasília.

O evento, que acontece anualmente, reuniu no último sábado (13/03/10) cerca de 30 manifestantes que saíram às ruas da Capital Federal, pedalando pelados para protestar contra a violência no trânsito e denunciar a falta de respeito sofrida pelos ciclistas diariamente.

Em clima de descontração, os ciclistas foram chegando na Praça das Bicicletas (Museu Nacional). Alguns, já no clima da festa/protesto, se encontravam apenas com as roupas de baixo e em meio a conversas, debates informais e muita diversão foram pintando e enfeitando seus corpos.

Assim que o sol baixou, por volta das 16h, a manifestação teve início, quando alguns manifestantes ficaram completamente nus, atraindo olhares de curiosos que passavam pelo local e olhavam atônitos a massa crítica e nua se deslocando pelo imenso e inóspito cimentão que abriga o Complexo Cultural da República.

Num trajeto relativamente curto, de aproximadamente 11km pelo “centro” do Plano Piloto, os pelados foram conduzindo suas bicicletas, primeiramente descendo a Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três Poderes, onde ocuparam a rampa de acesso do Supremo Tribunal Federal numa curta ciranda de bikes – gesto cheio de significado num país em que cerca de 1500 ciclistas são mortos no trânsito por ano, sendo que apenas um em toda história foi condenado pela justiça.

Em seguida, agora subindo a Esplanada, os manifestantes se postaram em frente ao Congresso Nacional, onde, em meio a palavras de ordem como “Eu tô de bike/E eu confesso/Tô pedalando NÚ congresso”, realizaram o tradicional levantamento de bicicletas, exigindo respeito e atenção.

A “peladada” continuou animada, provocando a curiosidade dos pedestres e motoristas que - ao contrário do que é praxe no dia a dia - reduziam drasticamente a velocidade ao passar pelos ciclistas para entender o que estava acontecendo. Muitos tiravam fotos com suas câmeras e celulares, muitos buzinavam e acenavam em apoio e felizmente, em nenhum momento houve nenhum ato de grosseria ou repúdio.

A manifestação seguiu animada, passando pelo Teatro Nacional, pelo shopping Conjunto Nacional e pelo Conic, subindo pelo Setor Comercial Sul até ganhar novamente o Eixo Monumental, em direção ao Complexo Cultural da Funarte, onde estava sendo realizada a Conferência Nacional de Cultura.

E foi lá, agora cantando: “Bicicleta é arte/Tô pedalando pelado na Funarte”, além de outras palavras de ordem, que foi encerrada a 2º Pedalada Pelada de Brasília.

Como já mencionado, felizmente não aconteceu nenhum contratempo, e nenhum atrito. Nos momentos mais tensos, quando a massa foi escoltada por viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal, todos continuaram protestando naturalmente, sem provocações e pacificamente. Isso certamente garantiu a segurança/integridade do grupo e fez do protesto um sucesso completo.

Para ver mais notícias do evento:

http://videos.r7.com/ciclistas-pelados-invadem-brasilia-para-pedir-transito-mais-consciente/idmedia/19983a16c2be0a79f1ea8172609476b7.html

http://www.flickr.com/photos/saulocruz/sets/72157623493014897/


Créditos das imagens:
Saulo Cruz;
Paula Cinquetti;
Philippe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário