sexta-feira, 18 de setembro de 2009

e viva o carro!

Pesquisa aponta que paulistano compra mais carro e gasta média de 2h43 por dia no trânsito

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O instituto de pesquisas Ibope levantou que o paulistano está mais motorizado, gasta uma média diária de 2h43 no trânsito, está dividido em questões como a proibição dos ônibus fretados e a implantação dos mototáxis, é contra a cobrança de pedágio urbano, mas é a favor da ampliação da marginal Tietê e do sistema de rodízio de veículos, para dois dias na semana.

  • Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
Esses são alguns dos dados divulgados nesta sexta pelo Movimento Nossa São Paulo, ONG promotora do desenvolvimento sustentável que encomendou pela terceira vez um levantamento sobre a mobilidade na maior cidade da América do Sul.

A pesquisa, motivada pelo Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro, próxima terça) e realizada com 805 pessoas entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, apontou que mais paulistanos são proprietários de carro em relação ao ano passado. O número passou de 37% em 2008 para 50% do total de entrevistados em 2009.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que cresceu também o uso de transporte público, tanto em ônibus (20% para 28%), metrô (6% para 13%) e trem (3% para 5%).

A investigação também tratou de temas polêmicos e recentes, como a opinião sobre a restrição aos fretados, a ampliação da Marginal Tietê e a liberação do serviço de mototáxi.

A população se divide quanto à proibição dos fretados - 47% dos entrevistados são a favor da medida e 51%, contrários. Quadro semelhante acontece nas opiniões sobre a liberação de mototáxi, com 50% a favor, e 48%, contrários. Quando a pergunta foi sobre a utilização desse serviço, 57% afirmaram que não optariam pelo serviço, enquanto 37% disseram que usariam.

A ampliação da marginal Tietê, com novas pistas, ganhou a aprovação de 89% dos entrevistados, mas, para 56% das pessoas, o dinheiro gasto na obra deveria ser utilizado para ampliar linhas de metrô, de trem e corredores de ônibus.

Também ganhou aprovação o aumento do rodízio para dois dias semanais, com 52% dos entrevistados a favor e 44% contra. Já o pedágio urbano só foi aprovado por 26% dos ouvidos pelo levantamento do instituto de opinião pública Ibope.

A população de São Paulo está totalmente insatisfeita com o trânsito. A nota média para a situação do tráfego na cidade, de zero a dez, foi de três. Para 47% dos entrevistados, o trânsito é considerado "péssimo". Pelas respostas da pesquisa, o paulistano desperdiça, em média, 2h43 todos os dias no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário