segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bicicletas proibidas em Itajaí




TRÁFEGO URBANO
Proibidas bicicletas na Rua Hercílio Luz
A partir de fevereiro, via será aberta ao tráfego de veículos à noite e ciclistas terão bikes apreendidas

www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2786011,13967

ITAJAÍ/SC - A tolerância às bicicletas na Rua Hercílio Luz, no Centro, acaba este mês. A partir de fevereiro, a Coordenadoria de Trânsito e Transporte de Itajaí (Codetran) irá apreender os veículos que desrespeitarem a regra. Durante a semana, dois guardas orientaram os ciclistas sobre as novas normas de circulação. Os que estavam pedalando tiveram que descer da bicicleta e seguir a pé, empurrando o veículo.

Desde que a Rua Hercílio Luz foi revitalizada e passou a ser um calçadão, em 2004, é proibido pedalar na via. Agora, a prefeitura tenta colocar em prática esta determinação pois irá permitir o tráfego de veículos a motor na via, diariamente das 20h às 7h.

– O que a gente quer é evitar acidentes e fazer, nem que seja na marra, o povo entender que não pode pedalar na Hercílio Luz – aponta o diretor da Codetran, José Alvercino Ferreira.

Entre os dias 1º e 8 de fevereiro, a Codetran montará uma blitz para conscientizar os ciclistas. Na semana seguinte, quem for flagrado desrespeitando a determinação, terá a bike apreendida. Contudo, até o dia 15, quem tiver a bicicleta recolhida poderá retirá-la no depósito da Codetran gratuitamente.

– Não vamos tolerar este desrespeito à lei. Depois do dia 15, a bicicleta só sai do depósito mediante pagamento de R$ 5 – afirma Ferreira.

Para facilitar a vida de quem depende da bicicleta para circular no Centro de Itajaí, a Codetran instalará bicicletários com capacidade para 30 veículos. Hoje, a rua comporta um bicicletário com 40 vagas. Entretanto, a estrutura é velha e ineficaz. A promessa da Codetran é reformar este espaço e ampliar para 70 o número de vagas. Quem estiver de bicicleta e precisar passar pela Rua Hercílio Luz deve descer do veículo e empurrá-lo.

Conforme o responsável pelo Setor de Fiscalização da Codetran, Carlos Cesar dos Santos, o importante é impedir a circulação de bicicletas com o intuito de evitar colisões com pedestres.

– Como se trata de um calçadão, as pessoas andam em todas as partes e as bicicletas têm de ficar desviando, o que é um perigo – aponta Santos.

Circulação de carros foi pedido dos comerciantes
www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2786012,13967

A proibição das bicicletas na Rua Hercílio Luz coincide com a liberação da via para o trânsito de carros, caminhões e motocicletas das 20h às 7h, a partir de 1º de fevereiro. Após a revitalização da rua, em 2004, o trânsito de veículos foi proibido, o que causou descontentamento dos comerciantes.

Na opinião de Adelar Wichoski, presidente da Associação da Rua Hercílio Luz, liberar a rua aos carros trará ganhos para o comércio local.

– A intenção é incentivar que os comerciantes embelezem as fachadas e mantenham as vitrines expostas até as 22h. As pessoas que passam de carro vão gostar de olhar as lojas – avalia Wichoski.

Outro fator importante, e que foi destacado pelos comerciantes é a questão da segurança. Na opinião do empresário José Adairtom Ramos, haverá maior movimento na rua no período noturno e as pessoas terão menos receio em passear pelo Centro à noite.

Departamento de Educação para o Trânsito/ Coordenadoria Municipal de Trânsito (Codetran): (47)3346-2209

E-mail: edutran@itajai.sc.gov.br

6 comentários:

  1. Um absurdo essa remoção ou apreensão da bicicleta nas condições citadas da reportagem.
    Não há previsão legal da penalidade administrativa de "apreensão" da bicicleta. Apreensão só se aplica em casos de racha e parecidos, o que evidentemente não é cabível no caso da bicicleta.
    "Remoção" pela autoridade de trânsito só quando o proprietário/condutor não está presente para remover o veículo, por isso no caso da bicicleta em circulação o dono sempre estará ali, cabendo a ele próprio remover o seu veículo.

    ResponderExcluir
  2. isso e um absurdoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
    pq qe esses guardas ai nao vao prendes bandidos em vez de prender bicicletas, e uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  3. Ei, estamos voltando á ditadura,é isso?
    O que este zé mané ta pensando, e o que o Jandir vai fazer?
    olha só o que ele disse ``e fazer, nem que seja na marra, o povo entender que não pode pedalar na Hercílio Luz ``
    ei o que é isso?
    ei prefeito vou pedalar sim, nos horários que estiver aberto para os carros e motos e quero ver guardinha pra prender minha bicicleta.

    ResponderExcluir
  4. Seus bostas... é uma rua cheia de gente, porque diabos um zé mané deve andar de bicicleta ali???
    Tá certíssimo... imagina vossa mãe andando na rua, fazendo compras de natal, e derrepente vem um maluco voando com a magrela e embica de frente com ela?
    Aí a história é diferente né?

    ResponderExcluir
  5. Sputnicker, parece que você não leu com atenção, preste atenção antes de chingar as pessoas, pode andar de carro de moto e não pode só de bicicleta, então sua mãe não pode ser atropelada de bicicleta mas por uma moto pode????
    realmente rídículo não permitir bicicleta se pode andar com veículos com propulsão a motor, acredito que em uma apreensão cabe uma ação judicial...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir