quinta-feira, 24 de março de 2011

Bicicletada Brasília lembra um mês de agressão a ciclistas


No dia em que completa um mês a tentativa de homicídio contra ciclistas participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, que atingiu 17 pessoas e feriu cerca de 40, a Bicicletada – movimento “gêmeo” da Massa Crítica – volta às ruas em Brasília.

Com bicicletas enfeitadas, faixas, panfletos e muito bom-humor, a Bicicletada Brasília vai chamar atenção do motorista brasiliense para a necessidade de conviver pacificamente com os ciclistas e para as vantagens de adotar a bicicleta em seus deslocamentos.

Além de coincidir com o aniversário de um mês da tragédia de Porto Alegre, esta edição da Bicicletada Brasília acontece no Dia Internacional Pelo Direito à Cidade, quando se lembra a urgência de democratizar o uso dos espaços urbanos.

A Bicicletada (ou Massa Crítica) é um misto de ato público e celebração que reúne ciclistas sempre na última sexta-feira de todo mês para divulgar a bicicleta como meio de transporte e reivindicar espaço e respeito no trânsito.

Definida como uma “coincidência organizada”, a Bicicletada surgiu na cidade de São Francisco, EUA (onde é conhecida como “Critical Mass”) e hoje é realizada em várias cidades mundo afora. Em Brasília, acontece há cerca de 8 anos.

SERVIÇO
O Quê: Bicicletada Brasília
Quando: Dia 25/03. Concentração às 18h30 e saída às 19h30.
Onde: Praça das Bicicletas (ao lado do Museu Nacional)


terça-feira, 1 de março de 2011

Manifestação pela paz nas ruas e contra a impunidade nos crimes de trânsito


Manifestação pela paz nas ruas e contra a impunidade nos crimes de trânsito.


A tentativa de homicídio praticada pelo motorista gaúcho Ricardo Neis na última sexta-feira (25), durante ato da Massa Crítica de Porto Alegre, chocou o país e tem inspirado manifestações de repúdio ao agressor e solidariedade às vítimas em diversas cidades brasileiras e até no exterior.Pelo menos 16 ciclistas foram atropelados e cerca de 40 pessoas ficaram feridas em decorrência da atitude criminosa do motorista, cuja prisão já foi pedida pelo Ministério Público.


A Massa Crítica/Bicicletada reúne ciclistas sempre na última sexta-feira do mês para reivindicar respeito aos adeptos da bicicleta e pedestres no trânsito. Na última segunda-feira (28), integrantes da Bicicletada de São Paulo foram às ruas para protestar contra o atropelamento dos ciclistas gaúchos e cobrar punição ao responsável. Grupos similares das cidades de Aracaju, Curitiba, Rio de Janeiro, Buenos Aires e São Francisco já confirmaram a realização de atos semelhantes ainda para esta semana.


Nesta quinta-feira (3), é a vez de os ciclistas de Brasília se manifestarem contra a barbárie no trânsito. Além da solidariedade aos participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, motivos locais não faltam: em 10 anos (2000 a 2009), cerca de 2 mil pedestres e ciclistas foram mortos no trânsito do Distrito Federal. Em média, um ciclista morre por semana no DF. A mais recente morte registrada aconteceu no último dia 20, na EPTG, que tem sido um dos principais focos de incidentes deste tipo. No mesmo dia, outro ciclista foi atingido e arrastado por um taxista no Recanto das Emas. Os dois motoristas fugiram e não prestaram assistência.


A combinação de vias expressas com alto limite de velocidade, falta de estrutura para ciclistas (menos de 10% dos 600 km de ciclovias prometidos pelo GDF nos últimos anos foram concluídos) e de campanhas educativas e fiscalização contra abusos dos motoristas só tem contribuído para agravar as estatísticas.


É com o objetivo de denunciar esta realidade e cobrar uma mudança de postura do poder público que diversos grupos de ciclistas do DF se reúnem nesta quinta a partir das 12h, em frente ao Museu Nacional, numa pedalada que segue até o Congresso Nacional, onde será realizado ato público de repúdio à violência e pelo respeito a ciclistas e pedestres no trânsito.


Serviço: Manifestação pela paz nas ruas e contra a impunidade nos crimes de trânsito

Data: 3/3 (5ª-feira), concentração às 12h

Local: Praça das Bicicletas (cimentão do Museu da República).

Pedaladas até o Congresso Nacional




Campanha Visual - Não Foi Acidente


ATROPELAMENTO EM POA - NÃO FOI ACIDENTE


Se você se solidariza com a causa das bicicletas; se é contra a impunidade de assassinos, estejam eles à pé ou de carro; se é a favor de um trânsito diverso e humano; se odeia os monstroristas; e se gosta de bicicletas, da vida, de liberdade... Coloque essa foto no seu perfil do Orkut, Facebook, Twiter, ou qualquer rede social da qual você faça uso. Esse episódio infeliz e criminoso jamais poderá ser esquecido.Sabemos que isso é apenas uma pressão ético-estética, mas o símbolo sempre teve um papel importante como espelho daquilo que acreditamos ou pela qual lutamos. Apenas colocar a imagem no Facebook não é o suficiente, mas ajuda, por um lado, a despertar as consciências. Se puder, faça parte.